Home

 

Quem Somos Noticias   Postais Cachoeira Paulista Links Contato

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Noticias

A. C. FILACAP – Criado em 1975, o jornal FILACAP vem mantendo circulação regular desde então, apesar das inúmeras crises financeiras pelas quais o Brasil atravessou. Infelizmente são poucas as publicações dedicadas às coleções que alcançam esta longevidade. Em nossos mais de cinquenta nos dedicados ao jornalismo especializado, temos visto ótimas publicações encerrarem suas atividades. Um dos motivos é a falta de apoio em todos os sentidos: anunciantes, colaboradores, órgãos públicos (incluindo aí os diversos níveis de governo) e, principalmente, o público leitor – todos querem ler as publicações, recebê-las em casa, mas se esquecem de que isto tem um custo e que sempre cresce (impressão, serviços postais e outros). Convidamos nossos leitores, em especial os que ainda não são assinantes, que nos apoiem e também as poucas publicações que ainda resistem (e insistem) em circular. Somente assim vamos conseguir ter publicações dedicadas ao colecionismo nos próximos anos. Veja como assinar este jornal em nossos sites:  www.filacap.com.br e www.acfilacap.com.br.

 

BRASILIANA 2013 - FEBRAF e FIP assinam acordo para a BRASILIANA 2013 - De 16 a 18 de novembro a Chicago Philatelic Society (CPS) promoveu a Chicagopex 2012, na cidade de Itasca, Ilinois, em comemoração aos 126 anos da entidade. O tema adotado para este evento foi Latin America Filatelic Fiesta, contando com o apoio das entidades: Brazil Philatelic Association, Chile Specialist Association, Colombia-Panama Philatelic Study Group, Cuban Philatelic Society of America, Nicaragua Study Group e Peru Philatelic Circle. O evento, que contou com cerca de 60 coleções, também teve uma grande feira filatélica, com a presença de aproximadamente noventa comerciantes filatélicos, muitos da Europa. O Brasil esteve representado pelos senhores Klerman Wanderley Lopes e Reinaldo Macedo, este representando a FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia, que lá estava presente para um grande momento: a assinatura do contrato para o patrocínio da FIP (Federação Internacional de Filatelia) objetivando a realização da Exposição Mundial de Filatelia BRASILIANA 2013. O evento foi de grande alegria para todos os presentes, considerando-se que a última exposição mundial FIP em terras latino americanas aconteceu há quase vinte anos – em 1993, no Rio de Janeiro. A BRASILIANA 2013 acontecerá no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, de 19 a 25 de novembro de 2013, podendo participar da mesma todas as categorias expositivas da FIP. Será um grande evento, com a estimativa de 3.200 faces expositivas. A comissão organizadora da BRASILIANA informa que ainda em dezembro/2012 teremos, via eletrônica, o Boletim nº 1 da exposição. Nos blogs www.brasiliana2013.blogspot.com.br (em Português) e www.brasiliana-2013.blogspot.com.br (em Inglês) os interessados poderão encontrar mais informações sobre este grande evento filatélico bem como Regulamento participar da exposição, fichas de inscrição (coleções e literatura) e demais documentos necessários para formalização de participação. O Comissário para o Brasil, Sr. Reinaldo Jacob (reinaldo.jacob@superig.com.br),  já está recebendo as inscrições dos exibidores brasileiros que desejam expor suas coleções na exposição mundial BRASILIANA 2013 e coloca-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relativas à participação na exposição.

ATENÇÃO SENHORES EXPOSITORES:

Prazos a serem cumpridos e informações importantes:

-Entrega do formulário de inscrição até 28 de fevereiro de 2013, junto com a folha de apresentação;

-Aceitação ou rejeição da inscrição pela CO até 30 de abril de 2013;
-Pagamento da inscrição até 31 de julho de 2013;
-Taxa de inscrição, conforme art. 9º do regulamento particular (IREX), transcrito abaixo:
Artigo 9 º - Taxa de Participação

9.1 Não há nenhuma taxa para coleções não-competitiva de classe.
9.2 A taxa por Classes de Competição (exceto a classe 10, 11 e 12) é US$ 50,00 por quadro.

9.3 A taxa de participação de Literatura Filatélica (Classe 11) é US $ 50,00 por inscrição.

9.4 A taxa de participação para apresentar um quadro-(Classe 12) é US$ 70,00 por inscrição.
9.5 Não há taxa de Filatelia Juvenil (classe 10).

Mais informações com o Sr. Reinaldo Jacob, comissário para o Brasil (reinaldo.jacob@superig.com.br).

Brasiliana 2013 tem 70 países confirmados.

Até o momento, 70 países – entre eles o Brasil – já confirmaram participação na Brasiliana 2013, exposição mundial que acontecerá de 19 a 25 de novembro no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Todas as categorias expositivas da FIP (Federação Internacional de Filatelia) estarão em concurso e estima-se que a exposição tenha cerca de 3200 faces expositivas. Para ter acesso aos Regulamentos Individuais da exposição (IREX), bem como aos formulários de inscrição e outras informações sobre a Brasiliana 2013 acesse www.brasiliana2013.blogspot.com.br (em Português) ou www.brasiliana-2013.blogspot.com (em Inglês).

 

LORENA 2013 - Visando incentivar e dar apoio aos jovens filatelistas, a Associação Cultural Filacap e o Clube Filatélico e Numismático de Lorena realizarão de 08 a 12 de junho de 2013 a LORENA 2013 – Exposição Nacional de Filatelia Juvenil. O evento tem o patrocínio da FEFIESP e da FEBRAF, contando com o apoio dos Correios, ABRAJOF, ABRAFITE, Prefeitura Municipal de Lorena, Câmara Municipal de Lorena e Lions Clube de Lorena.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas com no site www.acfilacap.com.br  ou diretamente com o Comissário Geral da exposição, Sr. José Mauricio do Prado tels. 12-3101-1558/9151-3659; e-mail: filacap@bol.com.br. As inscrições para a referida exposição vão até 30 de abril de 2013.

 

9º ENCONTRO FILACAP DE COLECIONADORES -  Mais uma vez Lorena/SP será palco do maior evento de colecionadores do Vale do Paraíba, o 9º ENCONTRO FILACAP DE COLECIONADORES, nos dias 08 e 09 de junho de 2013. Com organização a cargo da Associação Cultural Filacap e do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, o Encontro Filacap tem apoio dos Correios, da FEBRAF, d FEFIESP, da ABRAJOF, da Prefeitura Municipal de Lorena, da Câmara Municipal de Lorena e do Lions Clube de Lorena. O evento, além de proporcionar aos colecionadores a oportunidade de trocar, comprar e vender materiais de coleção, dará a oportunidade de se atualizarem com as novidades do mundo do colecionismo. Durante o evento serão lançados novos cartões-postais de Lorena e de outras cidades e também edições especiais do jornal FILACAP. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas com no site www.acfilacap.com.br  ou diretamente com o responsável pela organização do evento, Sr. José Mauricio do Prado – tels. 12-3101-1558/9151-3659; e-mail: filacap@bol.com.br


 

© 2013 FILACAP - Associação Cultural FILACAP. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Artes Design Informática